Fórum CataBits
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CD/DVD/BLUE-RAY/PEN DRIVE de boot

2 participantes

Ir para baixo

CD/DVD/BLUE-RAY/PEN DRIVE de boot Empty CD/DVD/BLUE-RAY/PEN DRIVE de boot

Mensagem  wallyvianna 8/3/2011, 17:44

Como faço para criar um disco - ou unidade - de boot? Baixei uma imagem do D.O.S. 622 (*.IMG) e usei um programa, Starburn Portable, que cria disco de boot mas aparentemente o "CD-ROM de boot" que usei nao reconhece outras unidades (a propria unidade D: = CD incluso!) nem executa os aplicativos do S.O. no caso, D.O.S 622.

Peguei um disco de instalação do Windows 98 S.E para fazer dele disco de boot, mas, ao dar boot ele não dá acesso às unidades de disco que tenho (por serem NTFS).

Pegando carona na pergunta, há como criar um disco/unidade de boot que reconheça sistemas de arquivo "recentes" (NTFS, p.ex)?

wallyvianna

Ir para o topo Ir para baixo

CD/DVD/BLUE-RAY/PEN DRIVE de boot Empty Re: CD/DVD/BLUE-RAY/PEN DRIVE de boot

Mensagem  Luferat 9/3/2011, 00:53

O muitovelhomesmo MSDOS só dá suporte para FAT ou no máximo FAT32. Lembre-se que ele nasceu muito, muito, muito antes da era NTFS, lá na idade da pedra dos computadores pessoais, quando os dinossauros Sinclair ainda reinavam...

Minha sugestão é que você use o Linux que, além de dar suporte a diversos sistemas, não tem problemas com licenciamento - sim, o MSDOS é pago!!!

O Ubuntu seria minha sugestão dada a sua facilidade de uso, mas existem diversas outras distribuições, inclusive que rodam à partir de disquetes ou miniCDs, para sistemas mais leves e antigos.

Se você é corajoso, existe um projeto chamado FreeDOS que é um Unix que simula um ambiente MSDOS totalmente funcional. Ele conta com complementos que permitem o acesso à partições NTFS, mas você sempre cairá nas limitações do superultravelhopracaramba MSDOS.

Very Happy
Luferat
Luferat
Admin

http://forum.catabits.com.br

CD/DVD/BLUE-RAY/PEN DRIVE de boot Empty Ainda Boot...

Mensagem  wallyvianna 9/3/2011, 09:15

Novamente desculpe a ignorância, mas posso usar um LINUX para dar boot no computador e depois instalar um Windows(?). Vou procurar o OPENDOS, talvez seja a "solução para meus problemas" para instalar Windows em determinadas situações (não vou detalhar aqui pois foge do tópico/escopo).
Em tempo, para dar boot via pendrive basta por os arquivos de sistema nele e configurar o SETUP da placa mãe para dar boot por "dispositivos removíveis"?

wallyvianna

Mensagem  Luferat 9/3/2011, 11:42

Opa! Sem problemas! Dúvidas existem para serem sanadas, Wink
Novamente desculpe a ignorância, mas posso usar um LINUX para dar boot no computador e depois instalar um Windows(?).
Não, você instala o Windows dando boot pela própria mídia do Windows que deseja instalar.
Vou procurar o OPENDOS, talvez seja a "solução para meus problemas" para instalar Windows em determinadas situações (não vou detalhar aqui pois foge do tópico/escopo).
Tenho até medo de imaginar em que situações você se mete... Razz
Em tempo, para dar boot via pendrive basta por os arquivos de sistema nele e configurar o SETUP da placa mãe para dar boot por "dispositivos removíveis"?
Não, você tem que criar um setor de boot no pendrive antes, assim como acontece em disquetes, CDs, DVDs, HDs... Existem diversos aplicativos e métodos para fazer isso.
Luferat
Luferat
Admin

http://forum.catabits.com.br

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo